Social

SURF.ART NAS COMEMORAÇÕES DO DIA INTERNACIONAL DE NELSON MANDELA

Sem_Título_copy_copy_copy_copy_copy_copy_copy_copy_copy_copy_copy_copy_copy_copy_copy_copy_copy_copy_copy_copy_copy_copy_copy_copy_copyNo âmbito das comemorações do Dia Internacional de Nelson Mandela, realiza-se no dia 18 de Julho, em Setúbal, no Fórum Municipal Luísa Todi, a conferência “Perpetuando o Legado de Nelson Mandela com a Diáspora Africana em Portugal”, com o objetivo de refletir sobre o diálogo para a Justiça (como criá-lo e como fazê-lo funcionar) e ainda de analisar problemáticas relacionadas com os direitos humanos, os jovens e a educação.

O painel de convidados do tema “Educação para o Desenvolvimento” contará a presença de Paulo Canas, um dos mentores e fundadores do projeto Surf.Art que, através da apresentação “Desenvolvimento pessoal através do Surf”, passará a sua experiência num projeto social de desenvolvimento e capacitação de crianças inseridas em contexto desfavorecidos socialmente.

O Surf.Art é uma iniciativa social da Associação Pressley Ridge, fundada em janeiro de 2013 pelos empreendedores/surfistas Paulo Canas e Nuno Fazenda. Através do SURF e do contato com a Natureza, a sua missão é desenvolver o potencial e a autonomia de crianças e jovens do Bairro da Cruz Vermelha, concelho de Cascais. O Surf.Art consiste nm programa de Educação Vivencial onde as crianças e jovens são envolvidas activamente nas sessões de Surf. Através do aprender fazendo e das reflexões em grupo sobre as suas experiências no mar, as crianças desenvolvem competências para a vida, orientadas por uma equipa de especialistas.

Paulo Canas, empreendedor/surfista e mentor do projecto Surf.Art conta a importância do projecto para as crianças do Bairro da Cruz Vermelha em Cascais: “A prática do Surf e o contacto com o mar, aliados ao trabalho de proximimidade realizado por uma equipa especializada no acompanhamento terapêutico e no ensino da modalidade, permitiu criar um ambiente seguro e de confiança para que os nossos pequenos surfistas possam desenvolver competências pessoais/sociais e tomar decisões saudáveis ao longo das suas vidas”.

Em Setúbal, serão debatidos outros assuntos como a “Visão Global dos Direitos Humanos”, os “Valores, Direitos e Justiça nos tempos atuais” e ainda o “Protocolo: Seguindo em frente com Mandela”. O encontro contará com a presença de Sello Hatang, Director Executivo da Fundação Nelson Mandela, Keitumetse Matthews, Embaixadora da África do Sul em Portugal, Maria das Dores Meira, Presidente da Câmara Minicipal de Setúbal, entre outros. O dia será também assinalado em Lisboa, num concerto organizado pela Câmara Municipal no Largo do Intendente, pelas 22h00, com actuações de Carlos Barretto, In Loko Band e convidados Selma Uamusse, Melo D e General D.

Esta é uma iniciativa promovida pela Embaixada da África do Sul, em colaboração com a Câmara Municipal de Setúbal, Centro Cultural Africano e Fundo de Apoio Social de Cabo-Verdianos em Portugal. O evento é aberto ao público em geral e é completamente gratuito.

Informações sobre o evento:
Local: Fórum Municipal Luísa Todi, Setúbal
(Avenida Luísa Todi, 61-67)

Dia: 18 de Julho
Hora: 9h00 às 18h00
Site do Evento: http://www.embaixada-africadosul.pt/pt/sala-de-imprensa/comunicados-de-imprensa/691-nelson-mandela-international-day

Standard

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s