Uncategorized

SOS – Salvem O Surf apela à união dos surfistas em torno do movimento: Contentores na Trafaria Não!

trafaria-cartaz

A SOS – Salvem O Surf foi consultada pela associação “Contentores Trafaria Não” sobre o projeto para o Terminal de Contentores projetado pela Administração do Porto de Lisboa para a Trafaria.

Em resposta a este pedido, a SOS redigiu a seguinte declaração pública:
“Consideramos que, para o projeto do Terminal de Contentores, deve ser realizado um Estudo de Impacte Ambiental (EIA). O EIA deve necessariamente incluir o Surf. Este, deve passar a ser incluído não só em geral nos projetos costeiros, mas em particular na Trafaria e na Costa de Caparica, que são terras com forte tradição desta prática – surf. A nossa declaração segue as linhas de um guia metodológico muito resumido sobre a inclusão do surf nos EIA. 
A SOS – irá também apoiar a concentração de surfistas no Sábado 27 de Julho às 10h00 na Praia do CDS, partilhando o seu vasto know-how na realização de logótipos humanos desenhados no mar com os surfistas/Bbers/SUPers e com as suas respetivas pranchas. Estima-se que o logótipo poderá ter cerca de 500 praticantes de desportos de ondas, batendo o Record de anteriores concentrações.”
Pedro Bicudo, Presidente SOS, salienta o seguinte: ” A SOS não é, à partida, nem contra nem a favor das obras costeiras. Mas exige sim que seja feito um estudo de fundo do impacte ambiental, em que se estime quantitativamente como o surf e as praias serão afectadas.
Após realizado este estudo e chegando à conclusão que de facto algumas praias ficam danificadas, terá de se pensar em alternativas, possíveis alterações à obra, ou em outras medidas de mitigação.
 A Costa de Caparica e a Trafaria têm para os surfistas e os banhistas um valor turístico, desportivo e cultural, muito grande, que deve ser acarinhado e preservado.”
Mais informações sobre a manifestação que ocorre amanhã às 10h na Costa de Caparica com o “Círculo de Surfistas” clica AQUI.

Standard

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s